top of page
Foto do escritorDaniele Martins

Querido paciente, comece a ser agora quem você quer ser daqui em diante!


Carta aberta, (adaptada), aos ingressantes na terapia escrita por Maria Leticia M.C. de Oliveira e Sarah A. Moretti


Querido paciente, eis que uma porta para um mundo novo se abre: "o seu mundo!", e nele você vai perceber que muitas coisas podem ser mudadas, e melhor adaptadas. É como uma reforma no armário, em que roupas que não servem mais podem ser descartadas, outras podem ser costuradas, e descobrirá que existem algumas lá no fundinho desse armário, que você já até tinha, mas que você nem se lembrava mais, e , de repente, ela vai ser a mais viva e vibrante maneira de se vestir e se divertir.

Independentemente de qual situação que o (a) levou a chegar a este momento da sua vida, você conseguiu chegar a até aqui. Você já passou por muitas coisas. Algumas boas e outras nem tanto, mas você sobreviveu a todas elas.

Tudo pelo que você passou, cada momento que você atravessou, tudo deixou marcas e ensinamentos em você. A experiência e conhecimento de vida que você tem hoje são frutos de todas suas experiências passadas.

Independentemente do quão jovem ou velho você acredite que possa ser para começar algo, saiba que o tempo é seu e que só você pode escolher mudar e quando mudar e que nada e nem ninguém pode lhe tirar a escolha sobre si mesmo. Saiba que você não é obrigado(a) a ser quem um dia você foi e, mais importante ainda, saiba que você não precisa carregar a obrigação imaginária de ter que explicar ou convencer as outras pessoas de que sua mudança é real.

Quem você é e o que escolhe fazer começa agora!

Isso é terapia! É uma forma de entender que tudo o que aconteceu fez com que você chegasse até aqui e todo o percurso da sua história serve para fortalecê-lo, afinal, mares calmos não fazem bons marinheiros!

Independentemente de tristezas passadas e alegrias futuras, seu conhecimento está ao seu dispor. Use-o! No momento em que você começar a pensar adequadamente, suas escolhas e pensamentos vão direcionar você de um modo muito mais harmonioso e pleno.

O passado já foi e o futuro está por vir, mas você tem o momento presente em suas mãos. Como você vai aproveitar este momento?

O que você pode fazer hoje para se tornar em quem você quer ser daqui pra frente?

Não se distraia da mudança que você quer alcançar. Seja você mesmo(a) o seu maior compromisso.

Experimente ser diferente, permita-se ser melhor! E seja bem-vindo ao processo terapêutico!

bottom of page