"Conhece-te a ti mesmo e conhecerá o universo e os deuses", já dizia Sócrates. O autoconhecimento é poder, é saber sobre si mesmo, se conhecer, ter sua visão de interação do mundo e com as pessoas.
Quando nos entendemos, sabemos o que realmente é importante e o que não é para nossa vida. Nós escolhemos e/ou rejeitamos de forma consciente opções que não nos identificamos. Conhecemos e entendemos nossas emoções, gostos comportamentos e sentimentos tanto negativos quanto positivos. Mas, como posso obter o autoconhecimento?
Ele é um processo continuo, pois sempre estamos aprendendo, vivenciando situações diferentes. Há uma constante ressignificação de conceitos que está entrelaçados aos nossos princípios e valores. Por isso é importante considerar a opinião dos outros, mas é mais importante tomarmos nossa própria decisão.
É fundamental conhecer nossos pontos fracos e fortes e o que é preciso para lidar com eles de forma que sejam desenvolvidos positivamente. É preciso ressignificar, readaptar nossos conceitos já vividos e então assim obter uma melhor qualidade de vida.